Volkswagen Tera chega em junho, com preços de R$ 99.990 a R$ 142.290; veja ficha técnica e versões

Modelo chega para ser o SUV mais barato da marca alemã e brigar com Citroën Basalt, Fiat Pulse e Renault Kardian. Veja quais são as principais novidades do novo Volkswagen Tera Acabou o mistério: os preços, ficha técnica e versões do novo Volks...

25/05/2025 | Economia

 

Modelo chega para ser o SUV mais barato da marca alemã e brigar com Citroën Basalt, Fiat Pulse e Renault Kardian. Veja quais são as principais novidades do novo Volkswagen Tera
Acabou o mistério: os preços, ficha técnica e versões do novo Volkswagen Tera foram finalmente revelados neste domingo (25). O modelo chega às concessionárias em junho, com opções que variam de R$ 99.990 a R$ 142.290.
(CORREÇÃO: O g1 errou ao informar na publicação desta reportagem que o Volkswagen Tera chega às concessionárias em julho. Na verdade, o modelo estará disponível já no dia 5 de junho. A informação foi corrigida às 12h35 de terça, 27.)
O Tera estreia como o SUV mais barato da montadora alemã, para brigar com modelos como Citroën Basalt, Fiat Pulse e Renault Kardian.
No evento de lançamento, a Volkswagen apresentou todas as versões do modelo, incluindo a topo de linha com o pacote opcional Outfit, que incorpora elementos visuais e recursos de assistência à condução, como ocorre com o Volkswagen Nivus.
O pacote com tecnologias ADAS tem preço de R$ 2.839 e inclui frenagem autônoma de emergência, controle de cruzeiro adaptativo, assistente de permanência em faixa e alerta de ponto cego.
Veja no vídeo acima tudo o que já foi revelado sobre o modelo e entenda, nesta reportagem, quais são as expectativas em torno do novo SUV da Volkswagen.
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Motorização
O Tera utiliza os mesmos motores do hatch Polo, oferecendo duas opções: o 1.0 MPI aspirado, com 84 cv e 10,3 kgfm de torque, e o 1.0 TSI 170 turbo de três cilindros, que entrega 116 cv e 16,8 kgfm de torque.
Versões
O SUV será oferecido nas tradicionais versões da linha Volkswagen:
MPI: R$ 99.990;
TSI: R$ 116.990;
Comfort: R$ 126.990;
High: R$ 139.990;
High com pacote Outfit The Town Edition: R$ 142.290.
A seguir, confira os detalhes de cada versão:
MPI
A versão de entrada tem acabamento mais simples, motor aspirado e câmbio manual de cinco marchas. Apesar disso, já vem equipada com seis airbags de série.
Ele conta com frenagem autônoma de emergência (mesmo com câmbio manual), detector de fadiga, retrovisores elétricos, faróis e lanternas de LED, painel digital de 8 polegadas, piloto automático com limitador de velocidade, sensores de estacionamento traseiros, vidros elétricos nas quatro portas e central multimídia Volks Play.
As rodas são de aço de 15 polegadas com calotas. No interior, não há revestimento em tecido nas portas — o acabamento é todo em plástico rígido.
TSI
A versão TSI, com preço de R$ 116.990, traz rodas de aço de 16 polegadas, volante multifuncional e detalhes em tecido no painel. O motor é turbo, com 116 cv.
Como opcional, há o pacote VW Play Connect, central multimídia com conexão à internet, por R$ 1.590. Também é possível optar por rodas de liga leve de 16 polegadas por R$ 1.720.
Comfort
A versão Comfort, também com motor TSI, vem equipada com rodas de 16 polegadas com acabamento diamantado e câmbio automático com borboletas atrás do volante para trocas de marcha.
Nessa configuração, o Tera já inclui a central Volks Play Connect com acesso à internet. O serviço é gratuito por 12 meses. Após esse período, a assinatura custa R$ 24,90 por mês.
VW Tera é ofertado em três novas cores: azul ártico, prata lunar e vermelho hypernova
Divulgação | Volkswagen
High
A versão High acrescenta rodas de 17 polegadas, iluminação ambiente no painel, ar-condicionado digital automático, painel de instrumentos de 10,25 polegadas, acabamento em black piano, bancos com revestimento em couro sintético, câmera de ré e carregador por indução para celular.
O pacote opcional ADAS, com recursos avançados de assistência à condução, está disponível a partir desta versão e custa R$ 2.829.
High com pacote Outfit The Town Edition
Nesta versão, as rodas de 17 polegadas têm acabamento escurecido, e os bancos recebem o exclusivo revestimento Outfit, com couro sintético em tom degradê, conferindo ao interior um aspecto mais sofisticado.
Os assentos dianteiros são inteiriços — ou seja, com encosto de cabeça integrado. O design, o conforto e a textura do material proporcionam uma experiência agradável e refinada.
Central multimídia flutuante é novidade no Tera, pois Polo, Nivus, Virtus e T-Cross possuem ecrã integrado ao painel
Divulgação | Volkswagen
À frente do motorista, está o já conhecido painel de instrumentos digital de 10 polegadas, presente em toda a linha VW. O volante é o mesmo utilizado no Nivus.
A central multimídia agora adota o estilo “tela flutuante”, com a borda destacada do console, em vez de integrada ao painel. Essa configuração confere um visual mais moderno ao interior e ajuda a evitar o superaquecimento.
Ali também está a única parte com uma faixa de couro – bastante pequena — abaixo da tela. O carro avaliado possuía carregador de celular por indução. Também oferece duas portas USB-C para recarga de dispositivos móveis, porém não conta com saídas de ar-condicionado para os ocupantes do banco traseiro.
Ficha técnica
Construído sobre a mesma plataforma do Polo e do Nivus, o Tera se posiciona como um SUV subcompacto. Entre os principais rivais, ele deve ser o modelo com maior comprimento.
A seguir, confira as principais diferenças entre os três modelos, considerando as versões topo de linha com motor turbo:

Tera tenta aproveitar bom momento da Volkswagen
A Volkswagen vive um bom momento no Brasil desde maio de 2023, quando alcançou a liderança mensal entre as principais fabricantes do país entre os automóveis mais vendidos (excluindo comerciais leves).
Em abril daquele ano, a empresa alemã ocupava a terceira colocação (com 14,93%), atrás de Chevrolet (15,69%) e Fiat (16,8%). Em maio de 2023, as posições se inverteram e a Volkswagen conquistou o primeiro lugar com 17,80% de mercado.
Naquele ano, houve a reestilização do seu hatch de entrada, o Polo. E, desde então, o SUV T-Cross também despontou em vendas, e aparece como o SUV mais vendido do mercado.

O Tera também aproveita do fato de que os SUVs representarem hoje a maior fatia de mercado entre todos os segmentos de automóveis.
Os utilitários esportivos abocanham 53,81% de mercado até abril deste ano, enquanto os hatches pequenos -- como Fiat Argo e VW Polo -- ficam com 23,9%, segundo a Fenabrave.
Mesmo somando hatches de entrada (como Mobi e Kwid), a divisão ainda ficaria de 53,81% de SUVs contra 30,45% de hatches.
"O segmento de SUVs é extremamente importante no Brasil. Essa categoria conquistou 24% do mercado no ano passado e, este ano, deve chegar a 30% de tudo que é emplacado no Brasil", afirma o presidente da Volkswagen, Ciro Possobom.
“Nós vendemos três milhões de unidades do Fusca, sete milhões do Gol e já alcançamos um milhão de unidades comercializadas do Polo. Esperamos ter o mesmo sucesso com o Tera.”