CNU 2024: após erro, governo divulga resultado de etapa da lista de espera
CNU 2024: governo erra ao divulgar resultado de etapa para candidatos em lista de espera Este é um novo formato de vídeo no g1. Diga o que você achou O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) republicou, na tarde desta se...
10/10/2025 | Economia

CNU 2024: governo erra ao divulgar resultado de etapa para candidatos em lista de espera
Este é um novo formato de vídeo no g1. Diga o que você achou
O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) republicou, na tarde desta sexta-feira (10), o resultado da etapa de manifestação de interesse da primeira edição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU).
Mais cedo, o ministério havia divulgado uma versão incorreta das listas, que traziam apenas a classificação geral dos candidatos, e não a classificação na lista de espera.
De acordo com o MGI, as tabelas agora disponíveis no site oficial substituem as que haviam sido divulgadas pela manhã e trazem as informações completas e atualizadas da lista de espera provisória.
Ao todo, 16.443 candidatos em lista de espera foram convocados para manifestar interesse nas vagas do CNU 1, em etapa realizada entre os dias 8 e 23 de setembro. Desses, 14.494 registraram manifestação dentro do prazo, e 14.180 declararam interesse em ao menos um cargo.
Cada candidato pode concorrer a mais de uma vaga ao mesmo tempo. Por isso, as manifestações somaram 39.165 registros – número superior ao total de candidatos.
O ministério destacou que o número expressivo de confirmações demonstra o interesse da população no novo modelo de seleção pública, que busca ampliar o acesso e tornar o serviço público mais inclusivo.
As tabelas de cada bloco — que podem ser consultadas no site do MGI — trazem duas informações principais:
o desempenho do candidato em relação a todos os interessados no mesmo cargo (incluindo quem já foi chamado para vagas de maior preferência);
e a classificação atual na lista de espera provisória.
O MGI reforçou que essa classificação é diferente da divulgada em 4 de março, e que a lista de espera ainda é provisória, já que inclui candidatos com processos judiciais pendentes (“sub judice”).
Na coluna “manifestação de interesse”, o traço (–) indica os candidatos que não responderam à convocação.
Concurso Público Nacional Unificado (CPNU)
Daniel Cymbalista/Fotoarena/Estadão Conteúdo
✅Clique aqui para seguir o canal do g1 Concursos no WhatsApp
O que muda com a manifestação de interesse
Segundo o MGI, quem confirmou interesse em determinado cargo segue habilitado para futuras convocações. Já quem declarou não ter interesse foi eliminado da disputa por aquele cargo específico.
Candidatos que não se manifestaram dentro do prazo foram retirados das listas de espera correspondentes, conforme previsto no edital.
Candidatos com ações judiciais notificadas após o início do prazo também serão incluídos automaticamente na base da lista de espera.
O ministério destacou que essa fase foi essencial para manter apenas os candidatos realmente interessados habilitados para futuras convocações, nomeações e posses — o que deve acelerar o provimento de vagas e permitir que pessoas ainda na disputa possam ser chamadas mais rapidamente.
“A saída da lista de espera de candidatos que já passaram em outros concursos vai ajudar quem ainda está buscando uma oportunidade no serviço público e acelerar os próximos procedimentos de nomeação e posse”, informou o MGI.
Próximos passos
Com a confirmação das manifestações de interesse, o MGI prevê uma nova chamada do CPNU 1 ainda em 2025, que vai preencher vagas remanescentes da primeira convocação e também novas vagas autorizadas por decretos e portarias do governo federal.
Nos casos em que há curso de formação obrigatório, as convocações para matrícula serão feitas ainda neste ano, e o curso deve ocorrer no primeiro semestre de 2026.
O ministério também informou que, a partir do CPNU 2, a etapa de manifestação de interesse será realizada antes da homologação dos resultados, como forma de tornar o processo ainda mais ágil e transparente.
Veja dicas de como estudar para concurso:
Veja dicas de como fazer uma boa redação para concurso
Como estudar legislação para concurso?