Yamaha lança scooter hÃbrida para tentar levantar um mercado quase inexistente no Brasil
Modelo promete economia de 12% de combustÃvel com sistema hÃbrido leve. Em 2024, foram vendidas pouco mais de 7,8 mil motos eletrificadas no paÃs, menos de 0,5% dos mais de 1,8 milhão de modelos emplacados. Yamaha Fluo ABS Hybrid Connected...
02/02/2025 | Economia


Modelo promete economia de 12% de combustÃvel com sistema hÃbrido leve. Em 2024, foram vendidas pouco mais de 7,8 mil motos eletrificadas no paÃs, menos de 0,5% dos mais de 1,8 milhão de modelos emplacados. Yamaha Fluo ABS Hybrid Connected
divulgação/Yamaha
Após anunciar uma scooter 100% elétrica para o Brasil, a Yamaha apresenta uma versão hÃbrida da Fluo ABS, que chega com poucas mudanças visuais e custa R$ 1,4 mil a mais devido ao sistema eletrificado.
A Yamaha Fluo ABS Hybrid Connected possui algumas alterações em comparação com a versão não eletrificada. Os destaques visuais incluem um detalhe azul acima do farol, laterais alongadas para cima e carenagem com menos curvas, como o para-lama frontal, que agora tem linhas mais retas.
No sistema, há mudança no painel de instrumentos. Ele continua digital e sem tela colorida, mas reduziu a quantidade de luzes indicadoras fixas, transferindo algumas para o display. Com isso, o painel ficou mais largo e ganhou extras, como um indicador de ligação perdida no celular.
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Sistema hÃbrido empolga pouco
O sistema eletrificado da scooter é do tipo hÃbrido leve. Assim como na maioria dos carros com esse tipo de conjunto, o motor elétrico não consegue tracionar as rodas de forma independente.
Ele está acoplado a um motor monocilÃndrico de 125 cilindradas com câmbio automático do tipo CVT, que recebe auxÃlio do sistema elétrico nas seguintes situações:
Partida;
Nas subidas;
Acelerações mais intensas;
Retomadas;
Ultrapassagens;
Quando há passageiro ou carga adicionais.
Assim como a versão sem sistema hÃbrido, a nova scooter possui conexão Bluetooth para enviar dados ao aplicativo no celular, como status da bateria e óleo do motor, local de estacionamento e histórico de consumo de combustÃvel nos últimos trajetos.
O auxÃlio do sistema hÃbrido é de 0,06 kgfm, com energia captada diretamente da bateria de 12 volts, e dura apenas três segundos. Isso alivia o esforço do motor a combustão, prometendo economia de combustÃvel.
Em comparação com a geração anterior, que não possui motor eletrificado, a redução no consumo de gasolina é de cerca de 12%.
Yamaha Fluo ABS Hybrid Connected
A aposta da Yamaha é atrair consumidores e aquecer o fraco mercado de motos eletrificadas. Em 2024, foram comercializadas apenas 7.820 unidades no Brasil. Esse número representa apenas 0,42% do total de motocicletas emplacadas no ano, que passou de 1,8 milhão de unidades, segundo a Fenabrave.
No Brasil, não há concorrentes diretos para a Yamaha Fluo ABS Hybrid Connected, pelo menos por enquanto. Ela compete com outros modelos de scooter a combustão, como Honda Elite, Shineray Jet 125ss EFI e Rio 125 EFI, além de modelos da própria Yamaha, como a Neo's 125.
Todas essas scooters custam bem menos que os R$ 16.690 sugeridos para a Yamaha Fluo ABS Hybrid Connected, que aposta em diferenciais como o menor consumo de combustÃvel, chave presencial e painel digital com mais informações, incluindo Ãcones para alertar sobre chamadas perdidas e mensagens recebidas no celular.
A Yamaha Fluo ABS Hybrid Connected começa a chegar às concessionárias a partir de fevereiro.
Veja a ficha técnica da moto