Gigante de alimentos Kraft Heinz anuncia plano de se dividir em duas empresas até 2026, dez anos após megafusão

Nutricionista fala sobre desafios da alimentação saudável A Kraft Heinz anunciou nesta terça-feira (2) que planeja dividir suas operações em duas companhias independentes, 10 anos após a megafusão articulada por Warren Buffett e pela gestora 3G...

02/09/2025 | Economia

 

Nutricionista fala sobre desafios da alimentação saudável
A Kraft Heinz anunciou nesta terça-feira (2) que planeja dividir suas operações em duas companhias independentes, 10 anos após a megafusão articulada por Warren Buffett e pela gestora 3G Capital, dos bilionários brasileiros Jorge Paulo Lemann, Marcel Herrmann Telles e Carlos Alberto Sicupira.
Segundo a empresa, a cisão deve ser concluída no segundo semestre de 2026 e tem como objetivo simplificar a estrutura, reduzir a complexidade e aumentar o foco nas operações.
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As novas empresas Kraft Heinz
Uma das companhias terá atuação global e será responsável por molhos, temperos e pastas, incluindo marcas como ketchup Heinz, cream cheese Philadelphia e Kraft Mac & Cheese.
A outra será focada no mercado norte-americano de itens básicos de supermercado, com marcas como Oscar Mayer, Kraft Singles, Lunchables e Capri Sun. O faturamento estimado é de US$ 10 bilhões (cerca de R$ 54 bilhões, na cotação atual).
O atual CEO da Kraft Heinz, Carlos Abrams-Rivera, assumirá a liderança da divisão norte-americana, enquanto o conselho de administração busca nomes para dirigir a operação global.
A separação representa uma mudança de estratégia no setor de alimentos, que antes apostava em grandes fusões. Em 2023, por exemplo, a Kellogg também se dividiu em duas empresas, enquanto a Keurig Dr Pepper iniciou o processo de desfazer a união com a fabricante de café Green Mountain.
Desafios e cenário de mercado
Nos últimos anos, a Kraft Heinz vem enfrentando queda na demanda por alguns de seus principais produtos, como maionese, macarrão instantâneo e sucos.
Em julho, a companhia registrou prejuízo no segundo trimestre, com perda de US$ 9,3 bilhões (cerca de R$ 50 bilhões), reflexo da desvalorização de suas ações na bolsa americana.
Para recuperar espaço, a Kraft Heinz vem apostando em produtos mais acessíveis e na revisão de receitas — como a versão maior do macarrão com queijo, vendida por menos de US$ 2, além de melhorias nos biscoitos usados nos Lunchables.
The Kraft Heinz Company
Kim Hong-Ji/Jonathan Ernst/Reuters