Valor do diesel aumenta frete rodoviário e vai pesar no preço dos alimentos; entenda

País é dependente do transporte rodoviário e alteração no preço do combustível tem efeito cascata na economia. O aumento de R$ 0,22 por litro no diesel anunciado pela Petrobras na última semana deve ter impacto de 2% a 2,5% no segmento ...

09/02/2025 | Economia

 

País é dependente do transporte rodoviário e alteração no preço do combustível tem efeito cascata na economia. O aumento de R$ 0,22 por litro no diesel anunciado pela Petrobras na última semana deve ter impacto de 2% a 2,5% no segmento de transporte rodoviário de cargas, com reflexos nos produtos que chegam aos supermercados, farmácias e lojas pelo país.
De acordo com o assessor técnico da NTC&Logística, Lauro Valdivia, o aumento da Petrobras deve levar cerca de duas semanas para chegar às bombas.
“Mas a gente já estima, pelo valor da Petrobras, que vai ser mais ou menos de 2% a 2,5% a mais no frete só desse último aumento�, disse.
Petrobras anuncia aumento do preço do diesel para distribuidoras
Mais da metade da carga transportada no Brasil circula pelas rodovias. Ou seja, o país depende do transporte rodoviário para abastecer a população com alimentos, remédios e outros produtos.
Como consequência, todos esses itens são afetados por eventuais aumentos no preço do óleo diesel – combustível usado pelos caminhões, e que representa cerca de 35% do valor do frete.
O coordenador dos �ndices de Preços do FGV Ibre, André Braz, explica que é difícil identificar com precisão quando esse aumento vai chegar aos produtos.
“O diesel é um combustível estratégico, tem impacto na inflação, mas é muito complexo medir o quanto isso vai bater em cada produto, o quanto isso vai aumentar o preço de cada produto, e quando isso tende a aparecer na inflação ao consumidor�, afirmou.
De acordo com Braz, o aumento vai acontecer, só que não é possível saber quando. Isso porque depende do repasse do valor do combustível ao frete rodoviário, cujos contratos estabelecem preços fixos com renegociação anual.
No entanto, os caminhoneiros “freelancers�, que trabalham por conta própria, devem ser mais rápidos para repassar a alta do diesel, à medida que comecem a abastecer com o combustível mais caro.
Caminhões em rodovias
Detran/AM
Dependência rodoviária
Não é só por causa dos caminhões que o diesel impacta indiretamente a inflação ao consumidor.
O combustível também é usado em máquinas agrícolas, na geração de energia elétrica por usinas termelétricas e ônibus urbanos.
Contudo, a dependência do transporte rodoviário no Brasil faz com que todos os produtos que chegam ao consumidor tenham uma parcela do diesel na sua composição de preços.
65% da produção nacional é transportada por caminhões
g1 Arte
“O efeito indireto do diesel na inflação é muito grande. Qualquer alimento que você consuma em um grande centro urbano chegou lá via transporte rodoviário, [seja] um pacote de arroz ou mesmo um carro�, afirmou Braz.
O economista destaca que a parcela do diesel varia de acordo o valor agregado de cada produto. Ou seja, o impacto do combustível nos alimentos é maior que em eletrodomésticos, eletrônicos e carros, por exemplo –que também são transportados por caminhões.
“O problema do Brasil é que a gente tem longas distâncias que poderiam ser feitas por navios através da cabotagem [navegação ao longo da costa] ou pelo trem. E, hoje, essas rotas estão sendo feitas pelo caminhão, que não deveria porque o caminhão custa mais caro�, afirmou Valdivia.
Para o especialista da NTC&Logística, mesmo que o país invista mais em outras modalidades de transporte — como a cabotagem, a navegação interior ou as ferrovias —, as rodovias ainda serão importantes para levar os produtos até os locais de consumo, mesmo que por distâncias menores.
“Mas falar que o trem, o navio vai substituir o caminhão... isso esquece. Não vai, porque nunca vai deixar na porta da farmácia, do supermercado ou no shopping. Vai depender do caminhão para fazer isso�, destacou.